Tribuna Popular com o Rotary Club e posse do vereador Pedro Ramos fazem parte da Sessão Ordinária

A 33ª Sessão Ordinária aconteceu na noite de hoje, segunda-feira (7) na Câmara de Vereadores de Tapejara. Inicialmente foi realizada a posse e juramento do vereador suplente Pedro Iliomar Ramos da Silva (PT) que assumiu a cadeira legislativa no lugar do vereador Rodinei Bruel (PDT) por 30 dias.

Em seguida, a presidente do Rotary Club de Tapejara, Gorete Argenta foi convidada para participar da Tribuna Popular e falar sobre os trabalhos realizados pela entidade.

A presidente falou que atualmente a entidade conta com 25 membros e desenvolve quatro projetos: banco ortopédico, empréstimo de perucas para mulheres com câncer, biblioteca itinerante que percorre as escolas do município a fim de incentivar a leitura e bomba amiga em parceria com o Posto de Combustível Kaninha, que a cada litro de gasolina aditivada vendida, repassa um valor ao Hospital Santo Antônio de Tapejara. Também frisou que possuem outros projetos encaminhados e outros em andamento. Ainda, destacou que todo trabalho realizado é voluntário com um objetivo comum, de fazer o bem.

Em seguida, os vereadores apreciaram três Projetos de Lei do Executivo Municipal, um Projeto de Resolução, um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal e três indicações. Confira:

- Projeto de Lei do Executivo nº 081/2019 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2020. Este projeto contém as metas e prioridades envolvendo as diversas áreas de atuação, estando contempladas no Plano Plurianual do Município;

- Projeto de Lei do Executivo nº 087/2019 que pretende autorização legislativa para o Poder Executivo Municipal abrir Crédito Especial no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), destinado a custear despesas de viagem do prefeito municipal em Missão Técnica ao exterior;

- Projeto de Lei do Executivo nº 089/2019 que pretende autorização para o Poder Executivo Municipal abrir Crédito Especial no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), destinado ao fornecimento de Auxílio Alimentação aos Servidores da Câmara Municipal. O presente projeto visa a abertura de crédito especial no Orçamento Programa 2019 na Câmara Municipal de Tapejara, visando a criação de Dotação Orçamentária e Elemento de Despesa para pagamento das despesas com Auxílio Alimentação a ser fornecido a servidora nomeada por concurso público;

- Projeto de Resolução nº 005/2019 que dispõe sobre a concessão de auxílio-alimentação aos servidores efetivos/ativos da Câmara Municipal de Vereadores de Tapejara;

- Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) nº 001/2019, que busca autorização legislativa para dispor sobre a possibilidade de alteração da Lei Orgânica Municipal, no que se refere a criação de Emendas Impositivas ao orçamento municipal do Município de Tapejara (RS);

- Indicação nº 028/2019 de autoria do Vereador Paulo Langaro da Bancada do PDT com o apoio dos demais vereadores Rodinei Bruel, Gilberto Scariot e Carlos Eduardo de Oliveira da Bancada de Oposição, sugerem que o Poder Executivo Municipal, através do departamento responsável, estude a viabilidade de proporcionar um espaço físico gratuito através da cedência de uma sala para a Associação Gaúcha de Pacientes Portadores da Doença de Fabry e familiares;

- Indicação nº 029/2019 de autoria do Vereador Paulo Langaro da Bancada do PDT com o apoio dos demais vereadores Rodinei Bruel, Gilberto Scariot e Carlos Eduardo de Oliveira da Bancada de Oposição, sugerem que o Poder Executivo Municipal, através do departamento responsável, realize melhorias no ginásio de esportes da Escola de Ensino Fundamental São Paulo, no Bairro São Paulo, em especial execute o fechamento em alvenaria das paredes do mesmo;

- Indicação nº 031/2019 de autoria do Vereador Celso Piffer (Cidadania), no uso de suas legais e regimentais atribuições, sugere que o Poder Executivo Municipal, através da secretaria responsável realize a revitalização da área verde localizada ao final da Rua João Manoel Bernardes.

No Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) nº 001/2019, que apreciava criação de emendas parlamentares impositivas ao Orçamento, os vereadores Altamir Galvão Waltrich (MDB), Diego Oliveira (MDB), Volmir Oreste Danelli (MDB) e Daniel Kadini (MDB) votaram contra, sendo este projeto arquivado, já que precisava de oito votos favoráveis para ter seguimento em nova votação em segundo turno. Os demais projetos e indicações foram aprovados por unanimidade.

Participaram da sessão: integrantes do Rotary Club Tapejara, integrantes do Grupo Gaiola Bixo do Mato, vereador licenciado, Rodinei Bruel; servidor público, Arlindo Koch; presidente do MDB, Leonel Kaeffer; presidente do PP, Josué Girardi e a comunidade tapejarense.

PRÓXIMA SESSÃO DO LEGISLATIVO

A próxima Sessão do Legislativo Tapejarense acontecerá na quarta-feira, dia 16 de outubro, às 19h na Câmara de Vereadores. Após, às 20h10, terá Sessão Solene em homenagem aos profissionais de educação do Município de Tapejara. Esta sessão será transmitida pela Rádio Tapejara e ao vivo pela Live do Facebook da Câmara de Vereadores.