VEREADORA ADRIANA BUENO ARTUZI DO (PP), EM REUNIÃO COM A SECRETARIA DA SAÚDE DO MUNICIPIO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PICS

Equipe de saúde do Município de Tapejara

Sexta-feira dia (18/06) a vereadora Adriana Bueno Artuzi do (PP) juntamente com o assessor dos Deputados Paparico Bacchi e Giovani Cherini ambos do partido (PL) o senhor Odacir Dalmina, reuniram-se com a equipe da Secretaria da Saúde de Tapejara, liderada pelo então secretário Rangel Antônio Maciel, para discussão da implementação do PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) em nosso Município. Uma Frente Parlamentar em Defesa dessas Práticas são encabeçadas pelos então deputados citados acima.
A indicação de Nº095/21 está na câmara de vereadores, de autoria da vereadora Adriana Bueno Artuzi do (PP) com apoio das bancadas do PP, PDT e PSB.
 No Estado, as práticas de medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular, yoga, massagem, auriculoterapia, massoterapia, arteterapia, meditação, acupuntura, musicoterapia, tratamento naturopático, osteopático e reiki são as práticas mais comuns oferecidas na Atenção Básica para o tratamento de usuários do SUS.
Essas práticas são alguns dos tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão, entre outras. Têm uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. Os diagnósticos são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.
Atualmente, o SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.
Como forma de auxiliar neste momento de pandemia e pós-pandemia, sendo de fundamental importância essas práticas convencionais que traz conforto, uma melhora emocional nesta fase de recuperação.

Por Clévin Messa - Assessoria de Imprensa