Presidente em Exercício Déberton Fracaro conduziu a Sessão da Câmara de Vereadores neste dia 28/11/2022

Grande público lotou o plenário

Uma noite diferenciada, pois o Prefeito em exercício Carlos Eduardo de Oliveira (Edu) esteve prestigiando os trabalhos legislativos, por sua vez o Vereador Déberton Fracaro (Betinho) esteve presidindo a sessão ordinária, aonde o mesmo deu posse ao vereador Alex Borille Loss.
Também foi prestada uma homenagem aos jovens atletas campeões da 6ª Copa Amunor de Futsal – Categorias de Base 2022 na categoria Sub-09 do Tapejara Futsal que aconteceu no dia (22) em Sananduva, no Ginásio Victor Camozzato.

Ao iniciar a Sessão ordinária o Presidente Déberton Fracaro informou para fins de registro, que em 28 de novembro o Vereador e Presidente Carlos Eduardo de Oliveira, do PSB, assumiu o cargo de Prefeito em Exercício do município de Tapejara, tendo portanto se afastado de suas funções, pelo período de 04 dias, a iniciar-se no dia 28 de novembro. Pela forma regimental do artigo 45, então passou a assumir a função e as prerrogativas da Presidência desta casa, conforme ATA DE TRANSMISSÃO DE POSSE Nº 2446/2022. Na forma do artigo 30, do Regimento Interno, fez-se a necessidade nomear substituto no Cargo de Vereador da Bancada do partido PSB, sendo que, foi providenciada a convocação do suplente, porém, a 1ª Suplente Rita Assunta Scariot Sossela, o 2º suplente Eduardo Bortolotto, e o 3º Matheus de Paula, apresentaram justificativas justas não podendo assumir, tendo todos os pedidos deferidos pela Mesa Diretora, passando-se a convocar o 4º Suplente da Bancada do PSB, Sr. Alex Borille Loss, ao qual foi dado posse.

- Informou-se que no dia 23/11 (quarta-feira) o vereador Everton Rovani representou o Presidente Carlos Eduardo de Oliveira na palestra de Prevenção ao câncer de próstata no Centro Cultural;

No expediente do dia da Sessão ordinária deram entrada as seguintes matérias:

- Projeto de Lei do Executivo nº 0074, 075, 076 e 077/2022;

- Indicação nº 034/2022;

- Moção de protesto e repúdio nº 003/2022;

- Projeto de Lei do Legislativo nº 002/2022. O Vereador Verani Bacchi (PP), com apoio das Bancadas do PP, PDT e PSB. Tem a finalidade de instituir o "Dia e a Semana Municipal da Gratidão em Reconhecimento aos Profissionais da Saúde do Município de Tapejara,” bem como implantar a honraria “Dr. Johnny Dorval Zoppas”.
* Aprovado por unanimidade;

- Indicação nº 032/2022 de autoria da vereadora Maeli Caroline Brunetto Cerezoli do MDB, com apoio das bancadas do MDB e Cidadania. “Sugerindo que o Poder Executivo Municipal, que avalie e promova estudos e laudos técnicos que viabilizem o pagamento de Adicional de Insalubridade e Periculosidade a todos os profissionais que fizerem jus a tais benefícios”.
* Aprovado por unanimidade;

- Indicação nº 033/2022 de autoria do vereador Verani Bacchi do Progressistas, com apoio das bancadas do PP, PDT e PSB. “Sugerindo ao Poder Executivo através do setor competente, que estude a viabilidade para a criação do evento Festa das Orquídeas de Tapejara ou Festa das Flores, a serem realizados anualmente ou a cada dois anos. Evento que terá como foco o comércio e o turismo, com ação beneficente em prol da APAE de Tapejara e Lar dos Idosos. Evento a ser realizado no Parque de Rodeios Ângelo Eugênio Dametto”.
* Aprovado por unanimidade;

- Moção 003/2022. A Câmara Municipal de Vereadores de Tapejara na forma regimental, no uso de suas legais e regimentais atribuições, requereu à Mesa Diretora, que seja feita uma moção de apoio MOÇÃO DE PROTESTO E REPÚDIO aos atos contrários ao Estado Democrático de Direito, praticados por Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
* Aprovado por unanimidade;

Importante destacar a grande participação de público, no plenário da Câmara, vestindo verde e amarelo durante o debate desta moção.

Permaneceram em Pauta os Projetos de Lei do Executivo: nº 072, 073, 074, 075, 075 e 076/2022;

O Presidente Déberton Fracaro encerrou a Sessão e convocou os Vereadores para próxima Sessão Ordinária que se realizará no dia 05/12/2022, às 18h30min.