Projeto Vereador Mirim

Em 1996, foi fundado o Projeto Prefeito Mirim pelo então prefeito, Gilberto Borgo, em que os Prefeitos Mirins tinham por objetivo fazer projetos e indicações para melhorias do município.

Em 2006, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Odacir Dalmina, fez algumas alterações no projeto, extinguindo o cargo de Prefeito Mirim e criando o de Vereadores e o projeto passou a se chamar Vereador Mirim.

A partir desta alteração, as indicações feitas pelos vereadores são para melhorias nas escolas onde estudam e na comunidade. A escolha acontece da seguinte forma:
Os alunos interessados se inscrever na escola, preenchendo a ficha de inscrição e apresentando propostas para concorrerem ao cargo. Existem prazos para inscrições, campanha e só então transcorre a eleição, onde alunos do 6º ao 9º ano participam como eleitores e do 7º ao 9º ano como candidatos.

Quando eleitos, os 11 vereadores realizam a escolha da Mesa Diretora, através de eleição ou consenso, assim composta:

  • Presidente;
  • Vice-presidente;
  • Primeiro secretário;
  • Segundo secretário.

  • Cada vereador mirim eleito, além de ter um suplente, tem um padrinho, ou seja um Vereador Titular, que o acompanhará durante o mandato. Além de sugestões ao Poder Executivo Municipal para melhorias nas escolas, os vereadores podem sugerir projetos de ação social, que visem contribuir com a comunidade, resgatando valores, unindo os envolvidos em torno de uma causa nobre, mostrando assim, a importância de ser solidário, educando as crianças e jovens, criando neles o desejo de ajudar o próximo.

    Durante o mandato, os vereadores mirins aprendem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre Executivo, Legislativo e comunidade, podendo, desta forma, avaliar o papel do Vereador e sua importância para a população.

    Nas Sessões Ordinárias, se fazem presentes os 11 vereadores eleitos e turmas de escolas são convidadas para assistirem, além das sessões serem abertas ao público. Nestas sessões, os vereadores defendem suas posições, fazem discursos, apresentam e votam projetos e indicações seguindo todas as normas e regras de uma Sessão Ordinária.

    O Projeto Vereador Mirim tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. O Lema do Projeto é "Jovens de princípios e atuantes na política".



    MESA DIRETORA VEREADORES MIRINS 2019


    Presidente: PAOLA NAIBO

    Vice-Presidente: GABRIELY DOS SANTOS NAIBO

    1º Secretária: BRUNO ALBERTO POPLASKI

    2º Secretária: BRUNA BENETTI DE SOUZA

     

    Baixar o Regimento Interno

    Gestão Atual

    Paola Naibo

    EMEF Marieli Andreola
    Padrinho: Déberton Fracaro (BETINHO)

    Gabriely dos Santos Naibo

    EMEM Valeriano Ughini
    Padrinho: Edson Luiz Dalla Costa (KUKI)

    Bruna Benetti de Souza

    EMEF Bevenuta Sebben Fontana
    Padrinho: Rita Scariot Sossella