Em 1996, foi fundado o Projeto Prefeito Mirim pelo então prefeito, Gilberto Borgo, em que os Prefeitos Mirins tinham por objetivo fazer projetos e indicações para melhorias do município.
Em 2006, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Odacir Dalmina, fez algumas alterações no projeto, extinguindo o cargo de Prefeito Mirim e criando o de Vereadores e o projeto passou a se chamar Vereador Mirim.
A partir desta alteração, as indicações feitas pelos vereadores são para melhorias nas escolas onde estudam e na comunidade. A escolha acontece da seguinte forma:
Os alunos interessados se inscrever na escola, preenchendo a ficha de inscrição e apresentando propostas para concorrerem ao cargo. Existem prazos para inscrições, campanha e só então transcorre a eleição, onde alunos do 6º ao 9º ano participam como eleitores e do 7º ao 9º ano como candidatos.
Quando eleitos, os 11 vereadores realizam a escolha da Mesa Diretora, através de eleição ou consenso, assim composta:
Cada vereador mirim eleito, além de ter um suplente, tem um padrinho, ou seja um Vereador Titular, que o acompanhará durante o mandato. Além de sugestões ao Poder Executivo Municipal para melhorias nas escolas, os vereadores podem sugerir projetos de ação social, que visem contribuir com a comunidade, resgatando valores, unindo os envolvidos em torno de uma causa nobre, mostrando assim, a importância de ser solidário, educando as crianças e jovens, criando neles o desejo de ajudar o próximo.
Durante o mandato, os vereadores mirins aprendem na prática como funciona o Legislativo Municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre Executivo, Legislativo e comunidade, podendo, desta forma, avaliar o papel do Vereador e sua importância para a população.
Nas Sessões Ordinárias, se fazem presentes os 11 vereadores eleitos e turmas de escolas são convidadas para assistirem, além das sessões serem abertas ao público. Nestas sessões, os vereadores defendem suas posições, fazem discursos, apresentam e votam projetos e indicações seguindo todas as normas e regras de uma Sessão Ordinária.
O Projeto Vereador Mirim tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. O Lema do Projeto é "Jovens de princípios e atuantes na política".
MESA DIRETORA VEREADORES MIRINS 2019
Presidente: Joana Letícia de Souza - EMEF São Paulo - Padrinho: Paulo Cesar Langaro
Vice-Presidente: Arthur Willian Zeferino Wrzesinski - EMEF - SEVERINO DALZOTTO - Padrinho: Josué Girardi (JURUNA)
1º Secretária: Bianca Verdi Guerra - EMEM Valeriano Ughini - Padrinho: CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA (EDU)
Baixar o Regimento Interno