Sessão Ordinária do dia 21 de Fevereiro

Câmara de Vereadores, atuando fortemente neste ano legislativo

Na noite de 21 de fevereiro, aconteceu mais uma sessão ordinária do legislativo tapejarense, na sala de Sessões Zalmair João Roier, aonde foi destacada a participação no dia 17/02 dos vereadores Carlos Eduardo de Oliveira (Edu), Edson Dallacosta (Kuki), Josué Girardi ( Juruna) e Altamir Waltrich, que participaram da Abertura do Ano Letivo das escolas e creches da Rede Publica Municipal; também no dia 19/02 – estiveram presentes na Abertura do GITI os vereadores Carlos Eduardo de Oliveira (Edu), Adriana Artusi e Josemar Stefani (Vinagre).
Novamente com uma boa assistência de público na Sessão, marcando presença: Sr. Deberton Fracaro (Betinho) – Vereador licenciado, Sr. Paulo Cesar Lângaro – Secretário da Educação, Sra. Eliane Madaloso – Coordenadora da Casa de Convivência, Sr. Genésio Chaves – Coordenador da Secretaria de Habitação, Sr. Jocemir Bergamin – Secretario da Administração, Sr. Everton Rovani – Secretario da Assistência Social, também estiveram no plenário Cíntia Favretto, Juceli Melara e Nicaela Taube. Houve grande interação através dos canais oficiais de transmissão e divulgação.
Na Sessão ordinária deram entrada as seguintes matérias:

- Ofício nº 057/2022 – Prefeitura
- Ofício nº 058/2022 – Audiência Publica
- Edital nº 19/2022 – Audiência Publica;
- Requerimento nº 006/2022 – Regime de urgência;
- Requerimento nº 007/2022 –
- Pedido de Informação 001/2022;
- Projeto de Lei do Executivo nº 003/2022;
- Projeto de Lei do Executivo nº 004/2022;
- Projeto de Resolução Legislativo nº 001/2022.

- Requerimento nº 006/2022.  O Presidente da Câmara de Vereadores Carlos Eduardo de Oliveira, juntamente com os vereadores, REQUER a inclusão imediata na Ordem do dia da Sessão Ordinária do dia 21 de fevereiro, dos Projetos de Lei do Executivo de n° 003 e 004/2022.
- Aprovado por unanimidade.

- Requerimento nº 007/2022.  Os Vereadores Altamir Galvão Waltrich da bancada do MDB e Déberton Fracaro da Bancada do PDT, conforme Artigo 136 do Regimento Interno.  Que o nome do Senhor Diniz Fontana seja incluído para designar nome de rua ou logradouro público preferencialmente na Comunidade de Vila Campos ou no Bairro São Paulo.

PROJETOS DE LEI:

- Projeto de Lei do Executivo nº 001/2022. Altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei nº 1421 de 27 de janeiro de 1989, que dispõe sobre a organização administrativa básica dos serviços municipais; revoga as Leis nº 2607 de 16 de junho de 2003 e nº 2656 de 05 de dezembro de 2003 e dispositivos da Lei nº 1730 de 12 de janeiro de 1993; e dá outras providências.
No caso concreto, estamos implementando uma reestruturação administrativa no primeiro escalão, conferindo uma nova roupagem as atuais Secretarias Geral de Obras e a de Serviços Urbanos, realizando uma fusão e transformando-as em Secretaria Municipal de Cidade, Trânsito e Desenvolvimento Urbano, que cuidará de todos os assuntos pertinentes a área urbana.
lgualmente a atual Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, sofrerá
alteração em seu nome e também em suas atribuições, passando a ser
Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, com  a atribuição maior aglutinada no atendimento integral do meio rural, nela incluídas, inclusive, a conservação de estradas e infraestrutura rural.
Já a Secretaria da Educação Desporto e Cultura  será desmembrada, para melhor atender a amplitude que exige a pasta. Neste caso passará a ser unicamente Secretaria Municipal de Educação.
Os atuais departamentos de Cultura e Desporto integrarão a Secretaria Municipal do Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, que será a responsável por todas  as atividades que envolvem os segmentos comunitários relacionados ao Esporte com a inclusão social da população e a Cultura, com o enriquecimento intelectual da comunidade a fim de elevar o nível de empreendimento artístico e cultural dos munícipes, que já estavam contemplados na estrutura e ainda, pela importância social estão sendo incluídos o Lazer, com o objetivo de melhorar projetos de aproveitamento de praças publicas, parquinhos, academias, ciclovias, dentre outras e o turismo, que terá como objetivo a sensibilização da população no grande papel da área, como gerador do desenvolvimento econômico e de novas oportunidades de trabalho e renda.
-Aprovado por unanimidade

- O Projeto de Lei do Executivo nº 003/2022. Concede reposição aos vencimentos através de Revisão Geral Anual e aumento real aos servidores do Munícipio e dá outras providências.
-Aprovado por unanimidade
- O Projeto de Lei do Executivo nº 004/2022. Altera o art. 6º da Lei nº 4188, de 12 de dezembro de 2017, que institui o vale refeição aos servidores Municipais e dá outras providências.
- Aprovado por unanimidade.

Permaneceu em pauta o Projeto de Lei do Legislativo nº 001/2022; Ao Término da Sessão o Presidente Carlos Eduardo de Oliveira, convocou á todos os vereadores para a próxima Sessão no dia 24/02/2022 com início previsto para às 18 horas.