
Sessão Itinerante e de homenagens no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara
Foram homenageados ex Presidentes e integrantes da atual Diretoria do Sindicato
O Presidente Carlos Eduardo de Oliveira juntamente com sua Mesa Diretora organizaram uma noite especial de valorização a quem muito se dedicou e atuou pela entidade.
Também estiveram presentes os Vereadores Mirins e familiares.
EXPEDIENTE DO DIA
Na Sessão ordinária deram entrada as seguintes matérias:
- Projeto de Lei do Executivo nº 068/2025;
- Projeto de Lei do Executivo nº 070/2025;
- Projeto de Lei do Legislativo nº 007/2025;
- Requerimento nº 027/2025;
- Indicação nº 038/2025;
Matérias com entrada na Sessão
- Projeto de Lei do Executivo nº 068/2025. Autoriza a concessão de Direito real de Uso, a título gratuito, de bem móvel que descreve à Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida Ltda. – COOPERVITA.
- Projeto de Lei do Executivo nº 070/2025. Autoriza a Concessão de Direito Real de Uso, a título gratuito, de imóvel do município de Tapejara à ATAM – Associação Tapejarense de Artes Marciais.
- Projeto de Lei do Legislativo nº 007/2025. Autoria dos Vereadores Verani Bacchi, André Rodrigues da Silva e Everton Rovani (Progressistas) com o apoio da bancada do Republicanos e do PDT. Institui no âmbito do Município de Tapejara o “Dia Municipal do Vereador Mirim”.
- Requerimento nº 027/2025. O Presidente da Câmara de Vereadores Carlos Eduardo de Oliveira em conformidade com o que estabelece o artigo 122 e artigo nº 168 do Regimento Interno, requer a inclusão imediata na Ordem do dia da Sessão Ordinária Itinerante do dia 18 de agosto, os Projetos de Lei do Executivo n° 068 e 070/2025.
- Indicação nº 038/2025. Autoria do Vereador Jairo Michelin (MDB) com o apoio da Bancada do PL e do MDB. Sugere ao Poder Executivo que estude a viabilidade juntamente com a EMATER a implantação da retomada das curvas de nível base larga nas propriedades do interior de Tapejara. Tudo isso, perante um cadastramento na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura e Meio Ambiente.
CÂMARA DESCENTRALIZADA
O papel das Sessões Itinerantes como forma de aproximar o Legislativo Municipal da população Tapejarense. Trata se de um instrumento de conscientização, participação política e de promoção da cidadania. O objetivo do presente projeto é incentivar e facilitar a integração entre cidadãos e o Poder Legislativo Municipal, popularizar os trabalhos da Casa do Povo e conhecer os anseios dos moradores de cada região. Com isso, provocar a interlocução entre o Poder Legislativo e os órgãos competentes, encaminhando as proposições e os ofícios cabíveis para viabilizar soluções dos problemas da comunidade tapejarense.
Na noite de hoje teremos a Sessão Itinerante com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara para que possam fazer o uso da palavra.
Conforme a Resolução nº 001/2022, que Institui o Programa Câmara Descentralizada, na presente Sessão Itinerante farão o uso da palavra os representantes do Sindicato atendido por 10 minutos e demais lideranças comunitárias por 05 minutos;
Convido então que o Sr. Silvério Melara, para que faça o uso da palavra
Convido então que o Sr. Mário Antonio Maurina, para que faça o uso da palavra
ORDEM DO DIA
- Por solicitação do Prefeito Municipal Evanir Wolf, com anuência da Mesa Diretora desta Casa, fundamentado no artigo 41 alínea “o”; e no artigo 219 do nosso Regimento Interno, e com o objetivo de aproximar os poderes, concederei o espaço de 10 minutos para que o Prefeito Municipal e o Vice Prefeito usem deste tempo para suas manifestações.
E para dar a devida legalidade ao ato, coloco em votação.
- Aprovado por Unanimidade;
- Convido o Sr. Rodinei Bruel Vice- Prefeito para que faça o uso da tribuna para seu pronunciamento.
- Convido o Sr. Evanir Wolf Prefeito Municipal para que faça o uso da tribuna.
REQUERIMENTOS
De acordo com o Art. 138 do Regimento Interno, os requerimentos escritos serão deliberados pelo plenário e votados na mesma sessão de apresentação, não cabendo o adiamento nem discussão.
Portanto, coloco em votação:
- Requerimento nº 027/2025. O Presidente da Câmara de Vereadores Carlos Eduardo de Oliveira em conformidade com o que estabelece o artigo 122 e artigo nº 168 do Regimento Interno, requer a inclusão imediata na Ordem do dia da Sessão Ordinária Itinerante do dia 18 de agosto, os Projetos de Lei do Executivo n° 068 e 070/2025.
- Aprovado por Unanimidade;
PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO
- Em discussão o Projeto de Lei do Executivo nº 068/2025. Autoriza a concessão de Direito real de Uso, a título gratuito, de bem móvel que descreve à Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida Ltda. – COOPERVITA.
- Aprovado por Unanimidade;
- Em discussão o Projeto de Lei do Executivo nº 070/2025. Autoriza a Concessão de Direito Real de Uso, a título gratuito, de imóvel do município de Tapejara à ATAM – Associação Tapejarense de Artes Marciais.
- Aprovado por Unanimidade;
INDICAÇÕES
- Indicação nº 033/2025 de autoria do Vereador Jairo Michelin (MDB), com o apoio da Bancada do PL e MDB. Sugere ao Poder Executivo Municipal que estude a viabilidade de fazer o recapeamento na Rua Carino Calegari.
- Aprovado por Unanimidade;
- Indicação nº 036/2025 de autoria do Vereador Everton Rovani (Progressistas), com o apoio da bancada do Republicanos, PDT e Progressistas. Sugere ao Poder Executivo através da Secretária competente para que estude a viabilidade da inclusão do “Botão Lilás” no aplicativo Tapejara Digital.
- Aprovado por Unanimidade;
PERMANECEM EM PAUTA
- Projetos de Lei do Executivo nº 047, 058/2025;
- Projeto de Lei do Legislativo: nº 005, 006 e 007/2025;
- Indicações: nº 034, 035, 038/2025;
ENCERRAMENTO
O Presidente Carlos Eduardo de Oliveira encerrou a Sessão e convocou os Vereadores para próxima Sessão Ordinária do ano que se realizará no dia 25/08/2025, às 19 horas.