Polo UAB Tapejara comemora 12 anos de atuação no município

O presidente da Câmara de Vereadores, Altamir Galvão Waltrich, participou na noite de ontem, terça-feira (24), das comemorações dos 12 anos do Polo

O presidente da Câmara de Vereadores, Altamir Galvão Waltrich, participou na noite de ontem, terça-feira (24), das comemorações dos 12 anos do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Município de Tapejara.

Desde sua implantação, o Polo já formou mais de 700 profissionais em diversas áreas de atuação. Além das comemorações, teve despedida da tutora que mais tempo atuou no polo, a professora Dilmara Panisson Scariot.
O presidente Altamir parabenizou a administração municipal por manter e apoiar o polo e toda equipe da UAB pela dedicação nos trabalhos.

Estiveram presentes: coordenadora do Polo e equipe, Marizete Fátima Simonetto; vice-prefeito, Marcos Davi Bacega; coordenadora da Secretaria da Educação, Elizabete Favaretto; coordenadora pedagógica, Fabiana Rodigheri; professores, ex professores, alunos, ex alunos e a comunidade tapejarense.
 
SOBRE A UAB

A Universidade Aberta de Tapejara, foi criada pela Lei Municipal 3006/2007 e deu início as atividades em 24/09/2007 com Curso de Gestão Pública – IFSC, mas já com o objetivo de Formação Continuada de professores e demais profissionais.
 
Em um primeiro momento, o Polo UAB Tapejara funcionava nas dependências do Ginásio de Esportes Albino Sossella. Em 2008­/2009 mudou-se para as dependências do Núcleo de Tecnologia Educacional de Tapejara, situado na Linha Girardi – Km 3, na Perimetral.
 
O Polo UAB Tapejara é mantido pela Prefeitura Municipal de Tapejara, em prédio municipal. Nestes 12 anos, teve como coordenadoras: professora mestra, Loreci Maria Biasi; professora especialista, Rosana Maria Miotto e, atualmente, a professora especialista, Marizete Fatima Simonetto; todas professoras da rede municipal de ensino.

Neste período, foram oferecidos 38 cursos entre licenciaturas, bacharelados, tecnológicos e especializações,  proporcionando, em média, 1.500 vagas para acadêmicos de Tapejara e de toda a região, em cursos na modalidade EAD (educação a distância),  por universidades e  institutos  federais: UFSM, UFRGS, IFSUL, IFSC e UFSC, chegando a ter mais de 500 acadêmicos em um único semestre.

Hoje, possui 61 acadêmicos distribuídos em três cursos de licenciatura, oferecidos pela UFSM: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Indígena. No fim do primeiro semestre deste ano, foram concluídas duas especializações: Gestão Pública e Ensino Integrado em Geografia, História, Filosofia e Sociologia, num total de 71 novos especialistas no mercado de trabalho.

A coordenadora do Polo UAB Tapejara, Marizete Fatima Simonetto, relata que desde o ano de 2016 as ofertas de cursos vêm diminuindo devido aos cortes feitos no orçamento das universidades federais.

A coordenadora do Polo, Marizete, afirma que a diminuição de ofertas de vagas acontece com todos os outros Polos ligados ao Sistema UAB, mas que as instituições de ensino federais, juntamente com os coordenadores de polos e dirigentes municipais e estaduais, estão mobilizados para que se reverta a situação.
      
     
 
 
 
 


Galeria