Presidente do Legislativo reitera pedido de melhorias na RS 430 - Tapejara/Charrua

Antigo prédio do Fórum é solicitado para instalação da Câmara de Vereadores.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Volmir Danelli (MDB), o Assessor Jurídico, Irapuan Jorge Teixeira e o Presidente do Sindilojas, Seger Luiz Menegaz, estão em Porto Alegre hoje, quinta-feira (23), entregando ofícios nas Secretarias Estaduais.
Inicialmente, estiveram na Secretaria Estadual de Transportes e Logística/RS, conversando com o chefe de Gabinete do Secretário e Deputado Estadual, Juvir Costella, Sarico Moura e com o Chefe de Gabinete do Diretor Geral do Daer, Pablo Teixeira. Na ocasião, reiteraram o pedido para que o Daer providencie, urgentemente, melhorias nas condições de trafegabilidade na Rodovia RS 430, trecho que liga os Município de Tapejara e Charrua.

Destacaram que essa rodovia (sem pavimentação asfáltica) é de chão batido, apresenta muitas irregularidades no seu leito, principalmente, buracos, pedras soltas, poeira e muito barro quando chove. Justificando, assim, a necessidade desse pedido, tendo em vista o grande fluxo de veículos automotores e caminhões que transitam no local, principalmente no escoamento da safra agrícola, o que tem causado muitos prejuízos aos usuários, à economia local e ao estado.

Os representantes do legislativo tapejarense foram informados de que o Prefeito de Tapejara, Vilmar Merotto, já encaminhou um Termo de Cooperação para que o próprio município possa fazer as melhorias necessárias, aplicando recursos e maquinários e que nos próximos dias será assinado o convênio. “Uma ótima notícia para Tapejara”, comemorou o Presidente.

Na oportunidade, também falaram sobre a sinalização da Perimetral, principalmente no trecho que liga Tapejara a Água Santa, para que o Daer providencie melhorias nas condições de segurança no trânsito; e, também, conversaram sobre a sinalização de trânsito na entrada de Vila Campos, na RS 467.

Essa solicitação já havia sido encaminhada no final de 2019, pelo então Presidente Altamir Galvão Waltrich, juntamente com um abaixo-assinado dos moradores daquele Distrito. Conforme o chefe de Gabinete Teixeira, esse processo está em andamento e, no início de fevereiro, uma empresa contratada fará um estudo no local, com objetivo de buscar alternativas para a redução de velocidade e, consequentemente, evitar acidentes.

“Alternativas estão sendo estudadas para resolver esse problema a curto prazo, com certeza mais uma notícia boa para a comunidade tapejarense, principalmente aos moradores de Vila Campos”, destacou Volmir Oreste Danelli.

Posterior, os representantes tapejarenses estiveram na Subsecretaria de Patrimônio do Estado (SPE), conversando com a Sra. Vania Knackfuss Gonçalves referente ao pedido de transferência do imóvel que abrigava o antigo Fórum da Comarca de Tapejara, o qual já está desocupado. O objetivo é instalar a Câmara Municipal de Vereadores nesse referido espaço.

Conforme Vania, esse pedido de reversão do prédio do Estado para o Município já está em andamento. O ex-prefeito Seger Menegaz acompanhou a visita e explicou que na época o Município realizou a doação do terreno para o novo prédio do Fórum, com a condição do antigo prédio retornar ao Município. O Prefeito Vilmar Merotto também já havia solicitado essa devolução.

“Temos uma boa perspectiva de que isso ocorra num curto espaço de tempo, para que possibilite a instalação da Câmara de Vereadores, tornando a Casa do Povo um espaço com acessibilidade e de fácil acesso para melhor atender a comunidade tapejarense. Estamos começando o ano com o pé direito e com boas notícias”, enfatizou o Presidente do Legislativo.