Última Sessão Ordinária de 2020 é realizada com devolução de R$600 mil à Prefeitura de Tapejara e aprovação de cinco Projetos de Lei do Executivo

A 43ª e última Sessão Ordinária de 2020 foi realizada na noite de hoje, segunda-feira (28/12) no auditório Zalmair João Roier. Inicialmente, o presidente da Câmara de Vereadores, Volmir Danelli, realizou a devolução de R$600 mil à Prefeitura Municipal de Tapejara. O prefeito Vilmar Merotto esteve presente para receber o cheque simbólico.

Conforme Danelli, a sugestão de todas as bancadas é que o valor seja investido na quadra de esportes localizada na Praça Central Silvio Ughini, assim como, melhorias na praça. Merotto agradeceu a devolução, demonstrando eficiência com o dinheiro público.

Posterior, os vereadores apreciaram e votaram em um Requerimento e em cinco Projetos de Lei do Executivo. Confira:

- Requerimento nº 022/20: O vereador Altamir Galvão Waltrich, requer a Mesa Diretora, de acordo com o que estabelece a Lei Municipal 2.373/2001, que seja incluído o nome de Cascio Borela (in memoriam) em processo de Consulta Popular, para denominar logradouro ou prédios públicos, ainda sem denominação. Sugere-se que seja denominado o auditório do Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira com o nome de “CASCIO BORELA”;

- Projeto de Lei do Executivo nº 070/2020 que pretende aprovação legislativa para enquadrar as Zeis - Zona Especial Interesse Social aos benefícios instituídos pela Lei Municipal nº 3906/14 – Programa Municipal de Pavimentação Solidária;

- Projeto de Lei do Executivo nº 071/2020 que pretende autorização legislativa para instituir o novo Plano Diretor do Município de Tapejara, tendo em vista que a legislação atual possui quase seis décadas de existência e não acompanhou o crescimento do Município, bem como sua redação não encontra em harmonia com as determinações federais e estaduais.

Neste projeto, o vereador Altamir Galvão Waltrich sugeriu Emendas Modificativas no anexo 6 e anexo 9 do Plano Diretor;

- Projeto de Lei do Executivo nº 072/2020 que pretende autorização para instituir o Plano de Mobilidade Urbana do Município de Tapejara, em cumprimento ao artigo 24 da Lei Federal n° 12.587/12;

- Projeto de Lei do Executivo nº 073/2020 que pretende instituir o novo Código de Obras do Município de Tapejara, tendo em vista que a legislação atual não observa as mais recentes exigências federais e estaduais;

- Projeto de Lei do Executivo nº 076/2020 que pretende autorização legislativa para efetuar concessões de direito real de uso de imóveis de propriedade do Município de Tapejara.

-> O pedido de vistas solicitado pelo vereador Paulo Cesar Langaro nos Projetos de nº 071/20, 072/20 e 073/20 foi rejeitado por 6 votos a 4.

-> O requerimento e todos os projetos foram aprovados por UNANIMIDADE.

SESSÕES DO LEGISLATIVO
No dia 1º de janeiro de 2021 acontecerá a posse dos vereadores eleitos, assim como, do prefeito e vice-prefeito. Será às 9h, no Centro Cultural. A partir de então, iniciará o recesso legislativo, retornando com as sessões no mês de fevereiro.