Legislativo Tapejarense avalia ano de 2020

A Câmara foi presidida pelo vereador Volmir Danelli.

O ano de 2020 foi bem atípico, devido a pandemia da COVID-19, impossibilitando de muitos trabalhos serem feitos na Câmara de Vereadores, porém o presidente, Volmir Danelli (MDB), avalia positivamente todas as atividades realizadas dentro do possível e sem aglomerações.

“Estar à frente do legislativo foi um grande desafio, sendo uma experiência de grande crescimento profissional. Não conseguimos cumprir com todos os nossos objetivos devido ao distanciamento social, mas mesmo assim fizemos tudo que esteve ao nosso alcance, com olhar atento, com muita honestidade, responsabilidade e discernimento”, contou.

O presidente citou alguns dos principais pontos:

Neste ano foram realizadas 42 Sessões Ordinárias, uma Sessão Extraordinária e uma Sessão Solene. Foram aprovados 75 Projetos de Lei do Executivo e 9 Projetos de Lei do Legislativo. Foram apresentadas 35 Indicações, 20 Requerimentos, 18 pedidos de informação, deram entrada 8 emendas, além de outros documentos.

Em 2020, um dos destaques foi o evento promovido pela Câmara de Vereadores em homenagem às agricultoras e mulheres ligadas à agricultura de Tapejara. A Sessão Solene aconteceu na noite de 9 de março, no Centro Cultural.

Ainda, em Sessão Ordinária do dia 13 de julho de 2020 contou com homenagem ao ex-vereador Zalmair Roier, - Alemão (in memoriam) e seus familiares, por todo o seu trabalho desenvolvido na Câmara de Vereadores em prol da comunidade tapejarense. Em sua homenagem, foi criado projeto alterando o nome da Sala de Sessões da Câmara para Zalmair João Roier – “Alemão”.

Também foi adquirida nova galeria de vereadores, presidentes e suplentes, visando valorizar a história Legislativa Tapejarense. Outro objetivo alcançado foi a acessibilidade por meio da instalação de um elevador com acesso à sala de sessões, proporcionando mais conforto às pessoas que frequentam o Legislativo.

Ainda, além das transmissões via live pelo Facebook e transmissões ao vivo das sessões através da Rádio Tapejara, também teve programas semanais com reprodução em duas rádios locais para divulgação das ações do legislativo.

Cabe ressaltar a preocupação desta gestão com o dinheiro público, trabalhando de forma objetiva. Desta forma, foi devolvido o valor de R$1.066.500,00 (um milhão sessenta e seis mil e quinhentos reais) recurso economizado repassado ao poder executivo para ser aplicado em benefício à população tapejarense.

Neste ano de 2020 o Projeto Vereador Mirim não pode ser realizado em razão da Pandemia da COVID -19. Por fim, um objetivo almejado é a mudança da Câmara para um local com maior espaço físico, com acessibilidade e que proporcione melhor conforto às pessoas que frequentam o Legislativo, onde já houve tratativas com respaldo positivo para a efetivação deste projeto.

O presidente Volmir, agradeceu ao comprometimento e trabalho de todos na Câmara de Vereadores. “Acredito que cumpri meu papel como vereador e presidente conduzindo as sessões, conversando com a população, fiscalizando o executivo municipal, estando presente no dia a dia na Casa do Povo, verificando as necessidades das pessoas e aprovando os projetos e indicações que beneficiam nossa comunidade. Agradeço aos meus colegas vereadores pelo respeito, empatia, confiança e entendimento dos projetos nas sessões. E, por fim, agradeço, de coração, a todos que acompanharam os trabalhos da Câmara neste ano, obrigado”, destaca o presidente Volmir.