Sessão Ordinária com Tribuna Popular

Técnico de Segurança do Trabalho Samuel Betinelli, explanou sobre o Abril Verde.

A Sessão da noite do dia 04 de abril de 2022, contou com a Tribuna Popular, onde o Técnico de Segurança do Trabalho Samuel Betinelli, a convite do Presidente Carlos Eduardo de Oliveira (Edu), fez explanações sobre os acidentes de trabalho e a prevenção nas empresas de nossa cidade.
Em abril, também é abordada a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro. A Lei nº 11.121/2005 instituiu que, em 28 de abril, celebra-se o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Neste contexto, o Abril Verde ocorre em memória a esse grupo.
Conforme define o Ministério da Saúde, acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte.
Dando sequência a Sessão foi comunicado que houve o convite para o dia 05 de maio de 2022 a turma do curso de Aprendizagem Industrial – Assistente Administrativo do SENAI Erechim – Extensão Tapejara/RS, promoverá nas dependências da Escola Estadual Senhor dos Caminhos, a Mostra dos projetos das turmas. Aproveitamos o momento para comunicar que neste mesmo evento estaremos realizando a Campanha do Agasalho “Um por todos e Todos por um”, e se você puder contribuir com pelo menos uma peça. Também para o Seminário Políticas de práticas integrativas e fitoterápicas na saúde como opção terapêutica. Dia 07 de abril toda a manhã a partir das 08h30min horas no Centro Cultural e no período da tarde visita ao Horto Medicinal de Tapejara compreendido entre 13h30min e 15h00min.
Informado que no dia 29/03 (terça-feira) os vereadores Everton Rovani e Josué Girardi participaram do evento da solenidade de entrega de Certificação de Acreditação ONA Nível I do HSA; E no dia 30/03 (quarta-feira) os vereadores Edson Luiz Dalla Costa e Altamir Galvão Waltrich participaram da entrega do rolo compactador em Porto Alegre/RS e participaram também da assinatura da ordem de serviço para o asfaltamento de Tapejara a Charrua;
Que no dia 31/03 (quinta-feira) os vereadores Edson Luiz Dalla Costa, Everton Rovani, Josué Girardi e Déberton Fracaro participaram do evento Brasil Agro Negocio; E o vereador Déberton Fracaro participou da abertura do campeonato de futsal da Cachoeira Alta; E no dia 01/04 (sexta-feira) o vereador Déberton Fracaro (Betinho) participou juntamente com o Deputado Afonso Motta do almoço no corpo de bombeiros; E no mesmo dia os vereadores Everton Rovani, Josué Girardi e José Marcos Sutil participaram da Inauguração da Empresa Resolut;
Destacado que no dia 02/04 (sábado) o vereador Déberton Fracaro (Betinho) representou o Presidente Edu Oliveira na entrega de uma unidade de habitação localizada no Bairro Treze de Maio, participaram também do evento os vereadores Everton Rovani, Edson Luiz Dalla Costa e Josué Girardi. E no mesmo dia o vereador José Marcos Sutil participou do jantar no funil.

Na Sessão deram entrada as seguintes matérias:
- Projeto de Lei do Executivo nº 011/2022;
- Moção nº 002/2022 – Justiça do Trabalho;

Foi apreciado o Projeto de Lei do Executivo nº 009/2022. Que dispõe sobre o reembolso de despesas de transporte, alimentação e hospedagem, a título de indenização, a servidores públicos municipais, bem como o reembolso de despesas de viagem a agentes políticos municipais.
Aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei do Executivo nº 010/2022. Autoriza o Poder Executivo a firmar parceria, através de Termo de Fomento e repassar recursos financeiros a Junior Chamber International Tapejara – JCI Tapejara.
Aprovado por unanimidade.

Apresentação da Moção 002/2021: Do Vereador Altamir Galvão Waltrich (Professor Altamir) do MDB, José Marcos Sutil do MDB e Josemar Stefani do PDT, requerendo à Mesa Diretora, que seja feita uma MOÇÃO DE APOIO, que ressalta a relevância do trabalho realizado pela Vara do Trabalho de Lagoa Vermelha.
Aprovada Moção por unanimidade.

Permaneceu em Pauta o Projeto de Lei do Executivo nº 011/2022;

O Presidente Carlos Eduardo de Oliveira (Edu) encerrou a Sessão e convocou os Vereadores para próxima Sessão Ordinária que se realizará no dia 11/04/2022, às 18h30min horas.