Sessão Itinerante na Semana Farroupilha

Foi realizada no dia 19/09/2022 no Parque de Rodeios Ângelo Eugenio Dametto.

Dentro dos festejos da semana farroupilha, houve a descentralização da Câmara, buscando maior proximidade e apresentar os trabalhos da Casa do povo ao público presente no Parque.

Além do Prefeito Municipal Evanir Wolf, várias outras autoridades do município e integrantes do movimento tradicionalista prestigiaram a sessão que foi realizada nas dependências do Salão do Rota das Araucárias.

O Presidente Carlos Eduardo de Oliveira  comunicou ao Plenário que em 05 de setembro o Vereador Rafael Menegaz, do MDB, pediu afastamento de suas funções, pelo período de 31 dias, a iniciar-se no dia 15 de setembro. Foi providenciada a convocação do 1º Suplente da Bancada Sr.ª Elizabete Favaretto, que apresentou justificativa justa não podendo assumir, em seguida Convocou-se o 2ª Suplente da bancada, Sr. Hugo Dalposso que também apresentou justificativa justa não podendo assumir. Em seguida Convocou-se o 3º Suplente da bancada, Sr. Marcelo Panho, que também apresentou motivo justo. Convocou-se o 4º suplente da bancada, Sr. Volmir Danelli, que também apresentou motivo justo, não podendo assumir, sendo que todos os pedidos foram deferidos pela Mesa Diretora, passando-se a convocar o 5º Suplente da Bancada do MDB, Sr. Andrei de Campos, a qual tomará posse neste momento. Deixando registrado para fins regimentais que o Vereador já tomou posse dia 15 (quinze) de setembro, sendo que o juramento torna sua eficácia a partir daquela data.

No dia 18/09 (domingo) o presidente Edu Oliveira e o vereador Josué Girardi prestigiaram o evento 1º street skate em Tapejara;

Na Sessão deram entrada as seguintes matérias:

- Projeto de Lei nº 059, 060 e 061/2022;

- Indicações nº 021 e 022/2022;

CÂMARA DESCENTRALIZADA

O papel das Sessões Itinerantes como forma de aproximar o Poder Legislativo Municipal da população. Trata se de um instrumento de conscientização, participação política e de promoção da cidadania. O objetivo do presente projeto é incentivar e facilitar a integração entre cidadãos e o Poder Legislativo Municipal, popularizar os trabalhos da Casa do Povo e conhecer os anseios dos moradores de cada região. Antes do início da Sessão, a população poderá se inscrever para participar, expondo seus pedidos, críticas ou sugestões aos parlamentares.
                        Com isso, provocar a interlocução entre o Poder Legislativo e os órgãos competentes, encaminhando as proposições e os ofícios cabíveis para viabilizar soluções dos problemas da comunidade tapejarense.
                         Teremos a Sessão Itinerante com os representantes do CTG Manoel Teixeira, Rota das Araucárias e do Tropilha Serrana para que possam utilizar de nossa tribuna.
                         Conforme a Resolução nº 001/2022, que Institui o Programa Câmara Descentralizada, na presente Sessão Itinerante fará o uso da palavra o Presidente ou representante do CTG, Rota das Araucárias e Tropilha Serrana atendido por 10 minutos e demais lideranças comunitárias por 05 minutos;
                          Convido então Gilberto Bortoloto representante do Tropilha Serrana, Bianca Spanhol e Ivania Langaro representantes do CTG, Ildo Aldino Lamb representante do Rota das Araucárias para que façam o uso da palavra.

Passamos à discussão e votação das matérias:

- Projeto de Lei do Executivo nº 055/2022. Abre crédito especial na Secretaria Municipal da Saúde.
- Aprovado por unanimidade.

- Indicação nº 020/2022 de autoria do Vereador Josemar Stefani do PDT.   “Sugerindo ao Poder Executivo através do setor competente a instalação de lombadas elevadas nas seguintes localidades Rua Júlio de Castilho 2784 e 2799, Bairro São Paulo, Loteamento Bianchini.”
- Aprovado por unanimidade.

PERMANECEM EM PAUTA

Projetos de lei do Executivo: 058, 059, 060 e 061/2022;
Indicações: 021 e 022/2022;

ENCERRAMENTO
O Presidente Carlos Eduardo de Oliveira encerrou a Sessão e convocou os Vereadores para próxima Sessão Ordinária do ano que se realizará no dia 26/09/2022, às 18h30min.