Sessão Ordinária do dia 13/03/2023 na Sala de Sessões Zalmair João Roier (Alemão)

Posse da Vereadora Rita Scariot Sossella

O Presidente Déberton Fracaro (Betinho) iniciou comunicando que para fins de registro, no dia 13 de março o Vereador Carlos Eduardo de Oliveira (Edu), do PSB, pediu afastamento de suas funções em razão de assumir a Secretária de Indústria e Comércio de Tapejara. Foi providenciada a convocação do Primeiro Suplente de Vereador do PSB, a Sra. Rita Scariot Sossella, a qual foi dada posse na data de hoje.
A Vereadora Rita fez o juramento e assumiu e assumiu sua cadeira.

Estiveram prestigiando os trabalhos legislativos: Carlos Eduardo de Oliveira – Sec. Da Industria e Comércio,  Itamar Spanhol – pesquisador e historiador, Claudio Sossella – esposo da Vereadora Rita, Edio Sbeghen – Presidente dos Bombeiros e alguns integrantes da diretoria e corporação: Samuel Betinelli, Zaqueu Guerra, Ederson Pereira, Zeca Rosa, Eder dos Santos e Valdecir Guerra

- Foi informado ao plenário que na terça-feira (07), o Vereador Carlos Eduardo de Oliveira (PSB) visitou a unidade móvel do Senai, instalada próximo ao Ginásio de Esportes Albino Sossella, para conferir o desenvolvimento das atividades do Curso de Soldagem MAG, realizado através do Programa Evoluir, idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Industrial e Comercial, e realizado em parceria com Secretaria de Assistência Social, Senai e Acisat.
- Na tarde de terça, dia 07 de março aconteceu a solenidade no Bairro 13 de maio do Programa Um Lar para Amar. O Vereador Everton Rovani esteve representando o presidente Déberton Fracaro. Os Vereadores Edson Dalla Costa e Carlos Eduardo de Oliveira, juntamente com os servidores da casa, também estiveram presentes neste ato de entrega das chaves.
- Na quarta-feira (08), o Vereador Everton Rovani (PP) participou do evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher em Tapejara, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira.
 - O Coordenador do Parque de Rodeios, o Sr. Pita Langaro agradeceu a Igreja Cristã Motivação Divina. Pois na última quinta-feira, foi realizado um evento no Parque de Rodeios, onde havia mais de 700 pessoas e foi deixado o ambiente limpo e organizado. O mesmo agradeceu ao pessoal do Corpo de Bombeiros, que também utilizaram o local e contribuíram com a organização do espaço que foi cedido.

Na Sessão ordinária deram entrada as seguintes matérias:

- Ofício nº 125/2023- Poder Executivo Municipal;
- Edital nº 042/2023- Convocação para Audiência Pública;
- Projeto de Lei do Poder Executivo nº 014/23;
- Projeto de Lei do Poder Executivo nº 015/23;
- Moção de Apoio – Chamamento Concurso SUSEPE.
- Votos de Pesar sr. Luiz Miotto;

PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO:

- Projeto de Lei do Executivo nº 011/2023.  Que autoriza o Poder Executivo firmar parceria, através de Termo de Fomento e repassar recursos financeiros ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Tapejara-RS. Com o objetivo de auxiliar a entidade na aquisição de um caminhão usado, equipado com plataforma elevatória que servirá de apoio em ações de combate a incêndios verticais, industriais e salvamentos em geral.
- Aprovado por unanimidade;

- Projeto de Lei do Executivo nº 012/2023.  Que abre crédito especial na Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O Valor do crédito é de R$ 30,000,00 e tem por finalidade atender ao Programa Tapejara Mais Agrícola.
- Aprovado por unanimidade;

- Moção 002/2021. A Câmara Municipal de Vereadores de Tapejara, através dos vereadores vem apresentar a Moção de Apoio à causa do Chamamento dos 744 Aprovados na fase objetiva do Concurso da Susepe 2022 para a realização do Teste de Aptidão Física – TAF – e demais etapas do certame.
- Aprovada Moção por unanimidade;
Permaneceram em Pauta os Projetos de Lei do Executivo nº 014 e 015/2023 e as Indicações nº 004, 005, 006 e 007/2023;
O Presidente Déberton Fracaro (Betinho), encerrou a Sessão e convocou os Vereadores para próxima Sessão Ordinária do ano que se realizará 20/03/2023, às 18:30 horas.