Última Sessão do Projeto Vereador Mirim deste ano de 2023.

Foi realizada na noite de quarta na Câmara de Vereadores de Tapejara, às 18:30hs a Sessão Ordinária deste dia 06/12/2023.



A Coordenadora do Projeto Adriana Boff, explicou para os presentes a função dos Vereadores Mirins, também sobra as demandas apresentadas e defendidas por eles.
 
A Presidente Paola Naibo saudou a todos os presentes, principalmente ao Grupo Escoteiro Tapejara que esteve prestigiando presencialmente os trabalhos, bem como convidados e familiares que lotaram o auditório. Informou que no dia 14 de novembro todos os Vereadores Mirim, titulares e suplentes, participaram de uma viagem cultural para Porto Alegre. Na oportunidade foi realizado o passeio de barco pela orla do Guaíba, Visita ao Museu Júlio de Castilhos, à Catedral, ao Palácio Piratini, Feira do Livro, Assembleia Legislativa, Estádios do Inter e do Grêmio. Foi uma viagem única onde se obteve muito conhecimento e diversão.
- No dia 30 de novembro, o Vereador Mirim Bruno Alberto Poplaski participou da Feira de Ciências e Mostra de Trabalhos da escola Severino Dalzotto.
 
- No dia 03 de dezembro, a Vereadora Mirim Mérlin Vitória da Silva assistiu a final do 27º Campeonato Municipal de Futebol Campo 2023 – Taça Professor Orlei Moresco. A disputa aconteceu no Estádio Ângelo Calegari, em Linha Calegari, entre as equipes Transa FC e A Molecada/Nei Gesso. Tendo o Transa como Campeão Municipal.
 
No expediente do dia, deram entrada as seguintes matérias:
 
- Indicação nº 045/23;
- Requerimento nº 004/23;
 
 
Por convite da Coordenação do Projeto Vereador Mirim endereçado a EMATER de Tapejara, a Sra. Lisiane Rosa Carra e Virgínia Crestani Viero utilizaram da Tribuna pelo período de 20 minutos para explicar a função, os trabalhos desenvolvidos, bem como projetos e auxílios ao homem do campo.
 
 
REQUERIMENTOS
 
Requerimento nº 004/2023. A Presidente da Câmara de Vereadores Mirins Paola Naibo, juntamente com os vereadores mirins abaixo subscritos, em conformidade com o que estabelece o artigo 35 e o artigo nº 38 do Regimento Interno dos Vereadores Mirins, requereu a inclusão imediata na Ordem do dia da Sessão Ordinária do dia 06 de dezembro, a Indicação nº 045/2023.
- Aprovado por unanimidade;
 
 
 
 
INDICAÇÕES
 
- Indicação nº 036/2023 de autoria do Vereador Mirim Bruno Alberto Poplaski, representando a Escola Municipal Severino Dalzotto. Sugeriu ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que efetue urgentemente a interceptação do crescimento das árvores nocivas viventes na escola, procedendo no corte ou poda das mesmas e no plantio de novas mudas para compensar a retirada.
- Aprovado por unanimidade.
 
 
- Indicação nº 037/2023 de autoria do Vereador Mirim Guilherme Cauduro Negretti, representando a Escola Leonel de Moura Brizola. Sugeriu ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal competente que seja colocado um quebra molas na rua Valeriano Ughini (PRÓXIMO A SEGUNDA ENTRADA DO PARQUE DE RODEIOS).
- Aprovado por unanimidade.
 
- Indicação nº 038/2023 de autoria do Vereador Mirim Guilherme Cauduro Negretti, representando a Escola Leonel de Moura Brizola. Sugeriu ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal competente que designe um ponto de recolhimento adequado de pilhas e baterias.
- Aprovado por unanimidade.
 
- Indicação nº 040/2023 de autoria da Vereadora Mirim Merlin Vitória da Silva, Representando a Escola Giocondo Canali. Sugeriu ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal competente que estude a viabilidade da realização de reforma nos banheiros do ginásio de esportes da escola Municipal Giocondo Canali.
- Aprovado por unanimidade
 
- Indicação nº 042/2023 de autoria da Vereadora Mirim Paola Naibo, representando a Escola Marieli Andreola. Sugeriu ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal competente que estude a viabilidade da colocação de um coberto na escola Marieli Andreola, pois a mesma não existe um espaço adequado para os alunos fazer o recreio e suas atividades. Em dias chuvosos os mesmos permanecem nas salas de aula porque não tem um lugar apropriado.
- Aprovado por unanimidade.
 
- Indicação nº 043/2023 de autoria do Vereador Mirim Bruno Alberto Poplaski, representando a Escola Severino Dalzotto. Sugeriu ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal competente, que comece a ser pensado a criação de um espaço de estudos público e acessível para os estudantes que não possuem local próprio e adequado para a realização dos mesmos.
- Aprovado por unanimidade;
 
- Indicação nº 044/2023 de autoria do Vereador Mirim Bruno Alberto Poplaski, representando a Escola Severino Dalzotto. Sugeriu ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal competente, que o Passeio Público que situa-se na Rua Coronel Gervásio, esquina com a Rua Tranquilo Basso, localizada em frente à escola Severino Dalzotto seja ampliada até a esquina.
- Aprovado por unanimidade;
 
- Indicação nº 045/2023 de autoria dos Vereadores Mirins Ismael Peixoto e Joana Letícia de Souza representando a Escola São Paulo. Sugerem ao Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal competente, que construam ao lado do ginásio da escola uma área de lazer para os alunos usufruírem durante o intervalo."
- Aprovado por unanimidade
 
A Presidente Paola Naibo para encerrar a Edição do Projeto Vereador Mirim de 2023, destacou que na atual legislatura tivemos uma alta produtividade legislativa.
Foram 45 Indicações, 04 Requerimentos, 04 Votos de Pesar, 02 Tribunas Populares e 01 Sessão Solene.  Também no decorrer do ano tivemos Curso de Regimento Interno e Legislação com a equipe da Casa. Além disso, curso de Oratória com o Pessoal da JCI. E por fim a nossa viagem para Porto Alegre na qual foi uma experiência única de muito aprendizado e diversão.
 
Finalizou a Sessão, agradeceu à todos os presentes e dessa forma encerraram a participação neste ano no Projeto Vereador Mirim. Que retornará ainda com mais força no ano de 2024.
 


Galeria