Vereadores participam do Lançamento da Pedra Fundamental da Apae

Os vereadores de Tapejara participaram na manhã de hoje, sábado (3), do lançamento da Pedra Fundamental da nova sede da Apae de Tapejara. O evento aconteceu próximo a Universidade Aberta do Brasil (UAB), local onde será construída a nova sede da Associação. O evento faz parte das comemorações do Aniversário de 64 anos do Município de Tapejara.

Para a realização da nova sede foi criado o Projeto Construindo Vidas com o intuito de arrecadar recursos financeiros junto à comunidade regional. O valor licitado da obra ficou em R$ 2.593.139,60. Além disso, depois de a obra finalizada, ainda será necessária a compra de móveis, utensílios e todos os materiais necessários para o funcionamento da APAE.

Desde que o Construindo Vidas foi lançado, a comunidade se mobilizou com doações diretas ou organização de eventos com lucro destinado ao projeto. Contando, ainda, com contribuições públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Hoje a APAE conta com 70% dos recursos necessários para finalizar a obra. Ainda faltam 30%, mas a diretoria da entidade sabe que a comunidade continuará ajudando e o sonho se tornará realidade muito em breve. Após o início da obra, a empresa responsável pela mesma tem 15 meses para entregá-la. Esta é a meta da APAE para ver a nova sede funcionando.

O presidente da Câmara de Vereadores, Altamir Galvão Waltrich, parabenizou a Apae, a comunidade apaiana e a comunidade tapejarense e regional por apoiarem esse projeto, e aos poderes constituídos também por destinarem recursos. “Esse sonho que foi sonhado por todos está se realizando. Com certeza final do ano que vem esta obra será inaugurada e todos poderão usufruir. Coloco a Câmara à disposição para projetos que venham a beneficiar a Apae e destacar que todos os vereadores são parceiros e torcem para que tudo dê certo e também colaboram”, frisou Waltrich.

Os vereadores: Carlos Eduardo de Oliveira, Celso Piffer, Hugo Daposso, Giberto Scariot, Paulo César Langaro, Rodinei Bruel, Volmir Oreste Danelli, também prestigiaram o evento.

SOBRE A APAE

A APAE está em Tapejara há 31 anos, período em que é responsável por oferecer saúde, educação e assistência social a milhares de pessoas com deficiência de Tapejara e região. Atualmente a entidade atende 160 pessoas de Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul e Vila Lângaro. Essas pessoas encontram na APAE atendimentos na área de saúde, com profissionais gabaritados de áreas como psiquiatria, neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros
Também na APAE de Tapejara funciona a Escola de Educação Especial Helen Adams Keller com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), seguindo o calendário da Secretaria Estadual de Educação.
Além disso, pessoas com deficiência e seus familiares recebem da APAE atendimentos em assistência social, para ajuda-los a entender sua condição, inseri-los no meio social, dentre outros.

Mas, acima de tudo, é na APAE que as pessoas com deficiência vivem a melhor parte do seu dia, fazem amigos, brincam, aprendem, se divertem e sentem-se iguais. Por isso é muito importante que a entidade tenha uma sede que ofereça conforto e acessibilidade a seus usuários e melhores condições de trabalho a seus profissionais.

Pensando nisso é que a atual diretoria da APAE criou o projeto Construindo Vidas. Com o crescimento constante no número de usuários da APAE a sede atual está ficando pequena e uma nova sede é necessária.