Vice-presidente da Câmara de Vereadores participa da abertura dos Festejos Farroupilhas 2019

A abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2019 foi realizada na manhã de hoje, sexta-feira, dia 13, no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto. O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Volmir Oreste Danelli (MDB), participou da abertura representando o presidente Altamir Galvão Waltrich.

Durante a abertura, foi realizado o ascendimento da Chama Crioula, trazida pelo Grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias da cidade de Chapada. Ainda, teve o Hasteamento das Bandeiras, apresentações artísticas e explanações das autoridades.

O vice-presidente falou um pouco da história que representa todos os gaúchos. “Quando chega o mês de setembro é inevitável não ser contagiado com o vermelho verde e amarelo, cores do nosso Rio Grande do Sul. Cores que usamos para festejar o dia 20 de Setembro, data em que comemoramos o dia em que os farrapos, em 1835, iniciaram sua revolta contra o governo imperial do Brasil, então sediado no Rio de Janeiro”, citou Danelli.

O vereador ainda falou que em todos os cantos do Rio Grande do Sul são organizadas celebrações que relembram a mais longa das rebeliões brasileiras, a Revolução Farroupilha, que, através de uma negociação honrosa, tiveram suas reivindicações atendidas. “A Semana Farroupilha congrega todos os cidadãos gaúchos de todas as regiões e classes sociais, até os que hoje vivem em outros lugares do Brasil e do mundo. Esse acampamento que estamos vendo aqui no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, somado aos de outras regiões, junto com palestras e desfiles relembram os 174 anos de uma história que continua viva em nossos corações e nos motiva a lutar por liberdade, participação e, principalmente, responsabilidade política. Tenham todos uma excelente semana farroupilha”, destacou Danelli.

Confira a programação completa:

13 DE SETEMBRO
20h30 - Apresentação da Invernada Artística do CTG Manoel Teixeira/Show Baile com o Grupo Coração Gaúcho;

14 DE SETEMBRO
14h – Apresentação do Programa Gravetos do Passado;

15 DE SETEMBRO
13h – Gincana Campeira com provas do couro, cepo, estafeta, tambor, encilha e de rédeas;

16 DE SETEMBRO
9h e 14h – Atividades com as escolas a cargo do CTG Manoel Teixeira;
20h10 – Sessão da Câmara de Vereadores com homenagens a tradicionalistas;

18 DE SETEMBRO
20h30 - Apresentação da Invernada Artística do CTG Manoel Teixeira, show com Grácio e Índio Pessoa e apresentação do Grupo Alma Gaúcha;

19 DE SETEMBRO
14h - Atividades com as escolas a cargo do CTG Manoel Teixeira;
20h30 - Apresentação da Invernada Artística do CTG Manoel Teixeira/Show com Celebrai Tchê;

20 DE SETEMBRO
8h – Café para os Cavaleiros, logo após desfile saído do Parque, passando pela cidade e retornando ao Parque Municipal.
10h30 – Missa Crioula (Cancha de laço)
12h – Almoço
13h – Inicio da Taça Cidade de Tiro de Laço em homenagem a Ivo e Marcelino Sasset;