Mês de junho começa com vários projetos e indicações.

Mais uma Sessão produtiva em nossa Câmara

Mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Tapejara,
 aconteceu  no dia de junho de 2022, na Sala de Sessões Zalmair João Roier (Alemão)

Estiveram acompanhando o trabalho dos Legisladores, o Vice Prefeito Rodinei Bruel, o Coordenador de Obras Eduardo Bortolotto, o Coordenador da Habitação Genésio Chaves, o Funcionário Público Pedro Gilberto dos Santos e o Pastor Isaias da Igreja Assembléia de Deus que esteve convidando para inauguração de um Novo Templo em Tapejara.

- Nos dias 28 e 29/05 o presidente Edu Oliveira prestigiou o evento onde ouve a primeira etapa do campeonato Interclubes Regional no Clube de Tiros, Caça e Pesca em Tapejara;

- No dia 30/05 (segunda-feira) o vereador e presidente do Legislativo Edu Oliveira acompanhou a entrega de 04 novos ônibus da Empresa Zotti Turismo; E também no mesmo dia o vereador Josemar Stefani representou o Presidente Edu Oliveira na abertura da semana do Meio Ambiente;

No expediente do dia da Sessão ordinária deram entrada as seguintes matérias:

- Oficio nº 207/2022;

- Oficio nº 165/2022 – regime de urgência;

- Requerimento nº 019/2022 – regime de urgência;

- Projeto de Lei nº 030, 031 e 032/2022;

- Decreto Legislativo 001/22 - Que aprova as contas do Governo Executivo dos Senhores Vilmar Merotto, Marcos Davi Bacega e Altamir Galvão Waltrich - Administradores do Executivo Municipal de Tapejara, no exercício de 2019.

- Indicação nº 011/2022;

Atendendo o art. 7º do Regimento Interno desta Casa, foi  votada a solicitação encaminhada pela Coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde para fazer uso da Sala da Câmara de vereadores, para a realização da Capacitação para lideres de comunidades rurais, sobre o controle de mosquitos “borrachudos” no município de Tapejara/RS, a ser realizada no dia 08 de junho de 2022, a partir das 13 horas.
- Aprovado por unanimidade.

- Requerimento nº 019/2022. O Presidente da Câmara de Vereadores Carlos Eduardo de Oliveira, juntamente com os vereadores da situação, em conformidade com o que estabelece o artigo 122 e artigo nº 168 do Regimento Interno, requereu a inclusão na Ordem do dia da Sessão Ordinária do dia 06 de junho, do Projeto de Lei do Executivo de n° 031 e 032/2022.
- Aprovado por unanimidade;

DECRETO DO LEGISLATIVO:
- Decreto do Legislativo nº 001/2022 que aprecia e aprova as contas municipais dos Senhores Vilmar Merotto, Marcos Davi Bacega e Altamir Galvão Waltrich, Administradores do Executivo Municipal de Tapejara no exercício de 2019 e dá outras providências.
Aprovado por 10 votos favoráveis, já que o Vereador Altamir para não legislar em causa própria absteve-se da votação.

PROJETOS DE LEI

- Projeto de Lei do Executivo nº 031/2022. Abre crédito especial e dá outras providencias, em virtude da relevância da matéria e por razões de interesse público. Na qual pretende disponibilizar dotação e recursos para a realização de melhorias na infraestrutura junto ao parque Municipal de Rodeios Ângelo Eugênio Dametto, para melhor atender os grandes eventos programados para os próximos meses, entre eles a 11ª Expo Tapejara, a Semana Farroupilha e o 3º Rodeio Internacional.
Aprovado por unanimidade.

- Projeto de Lei do Executivo nº 032/2022.   Autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar profissionais por tempo determinado, em caráter de excepcional interesse público, para atender necessidade temporária de pessoal em área deficitária e altera dispositivos da Lei nº 4628 de 08 de março de 2022.
Com objetivo de suprir a carência de profissionais em área deficitária das Secretarias Municipais da Saúde, da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Assistência Social, da Cidade, Trânsito e Desenvolvimento Urbano e Educação e em diversas áreas de relevância publica, atendimento básicos e indispensáveis ao cidadão.
Aprovado por unanimidade;

- Projeto de Lei do Executivo nº 028/2022. Ratifica, sem ressalvas, a primeira alteração do protocolo de intenções firmado pelo Poder Executivo visando à celebração de contrato de consórcio público junto ao consórcio intermunicipal da região nordeste (Cirenor).
Que tem por objetivo buscar a qualificação ao Projeto de ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal, Consórcios Públicos de municípios – ConSim, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Aprovado por unanimidade;

- Projeto de Lei do Executivo nº 029/2022. Autoriza o Poder Público a contratar operações de crédito com o Badesul Desenvolvimento S.A – Agencia de Fomento – RS para aquisição de máquinas e equipamento rodoviários, constando 02 caminhões, 01 moto niveladora, 01 mini carregadeira, 01 escavadeira hidráulica para o uso das Secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e da Cidade, Trânsito e Desenvolvimento Urbano.

Permaneceram em Pauta:

- Projeto de Lei do Executivo nº 030/2022;
- Indicação nº 010 e 011/2022;

O Presidente Carlos Eduardo de Oliveira encerrou a Sessão e convocou os Vereadores para próxima segunda-feira dia 13/06/2022, às 18h30min.