Vereador Gilberto Scariot participa de reunião com autoridades italianas

O vereador Gilberto Scariot juntamente com uma comitiva tapejarense esteve em viagem, na última semana, buscando estreitamento nas relações entre a cidade de Tapejara e a região do Vêneto, que tem como província de Belluno, no norte da Itália.

Na oportunidade, participaram de audiência com o prefeito (sindaco) Dario Scopel, do Município (Comuna) de Seren Del Grappa. “Ficou definido a celebração do Patto di amicizia (Pacto de amizade), entre as cidades de Seren Del Grappa (Itália) e a cidade de Tapejara (Brasil), que é bem menos burocrático e acelera o processo de parcerias culturais, políticas, sociais e econômicas entre ambas as cidades”, frisou o vereador.

Também estiveram em audiência com o presidente da Associazione Bellunesi nel Mondo, Oscar De Bona, declarada como de Utilidade Pública, que tem como objetivo promover o resgate, o intercâmbio e o desenvolvimento de atividades relativas às tradições, costumes, cultura entre os habitantes da Província de Belluno, região do Veneto, localizada no Norte da Itália e os da cidade de Tapejara/RS e região, congregando os descendentes beluneses desta cidade e região e estreitando os laços com a Província de origem.

“Esta relação vai promover intercâmbios, cursos de formação, relações sociais, culturais e econômicas entre a Província de Belluno e a comunidade de Tapejara e região. Serão organizados encontros e debates sobre questões importantes de interesse no mundo da imigração (com foco na imigração Bellunesi). E, ainda, estimular o contato com os jovens, em particular nas escolas, proporcionando maior conhecimento do fenômeno da imigração ligada à história, cultura e tradições de nossa terra de origem, para melhor compreender a origem de nossa identidade cultural e social”, destacou Gilberto Scariot.

Durante a estada da comitiva Tapejarense, os anfitriões promoveram uma visitação em diversos locais, em especial em locais onde residiam familiares e tiveram origem as família Scariot e Ongaratto, bem como de dezenas de famílias daquela região que imigraram para o Brasil, e hoje residem em Tapejara e região, destacando-se as famílias Scariot, Rosa, Ongaratto, Rech, Dalzotto, Menegaz, Andreola, Baroni, Bevilacqua, Basso, Favaro, Furlan, Costa, e muitos outros.

“Fomos calorosamente recebidos e acompanhados pelos Italianos, Claudio Comanet, que ofereceu hospedagem em sua casa a todos os tapejarenses e, também, por Bruno Scariot, Carla Scariot, Giorgio Scariot e pelo líder político da Comuna de Seren Del Grappa, Loris Scopel, que não mediram esforços para auxiliar a tudo e a todos, garantindo que todos os objetivos da missão obtivesse êxito total”, ressaltou. Esta viagem foi realizada com recursos próprios do vereador.