Sessão Solene encerra Projeto Vereador Mirim 2019

Solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (09). ???????

Em clima natalino e com muita alegria e emoção foi realizada duas sessões pelo Legislativo Tapejarense, na noite de segunda-feira, dia 09. A primeira Ordinária e a segunda Solene.

No primeiro momento, a Sessão Ordinária apreciou e votou três projetos:

- Projeto de Lei do Executivo nº 104/2019 que dispõe sobre a instituição de Política Pública de Letramento em Programação no Sistema Municipal de Ensino de Tapejara. O objetivo é tornar permanente este projeto nas escolas. Destaca-se, que são positivos os resultados alcançados em escolas de Tapejara com a experiência do Projeto de Letramento em Programação, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do município, o Instituto Ayrton Senna e a Faculdade Imed de Passo Fundo, já com repercussões em outros Municípios;

- Projeto de Lei do Executivo nº 112/2019 que pretende autorização Legislativa para conceder auxílio e firmar Termo de Fomento com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tapejara, objetivando auxiliar a entidade na realização do projeto “Construindo Vidas – Construção da nova sede da APAE - Tapejara”, que acontecerá no período de outubro a dezembro de 2019;

- Projeto de Lei do Legislativo nº 007/2019 que altera a Lei nº 4291, de 06 de novembro de 2018, que instituiu o Quadro de Cargos e Plano de Carreira dos Servidores do Legislativo Municipal de Tapejara.

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Logo após, com a Câmara de Vereadores lotada, aconteceu a Sessão Solene de encerramento do Projeto Vereador Mirim 2019. Além da presença dos vereadores mirins e seus familiares, estiveram presentes diretores e professores das escolas do município; o prefeito Vilmar Merotto; o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Educação, Adenilso Aimi; secretária da Saúde, Malei Brunetto Cerezolli; secretário de Administração e Planejamento, Antonio Carlos Borella; convidados e a comunidade tapejarense.

Neste ano o foi refeito o logotipo do Projeto Vereador Mirim e o Regimento Interno. O projeto também promoveu uma palestra sobre Bullying para os alunos de todas as escolas do município; participaram de atividades sociais com o LEO Clube, Curso de Oratório com a JCI Tapejara; ajudaram em eventos das secretarias municipais; ganharam uma viagem cultural a Porto Alegre, além de outras atividades desenvolvidas durante o ano.

O presidente da Câmara, Altamir Galvão Waltrich, parabenizou todos os vereadores mirins pela condução das sessões, pela postura, dedicação e empenho em todas as atividades que foram propostas. “Hoje são vereadores mirins, no futuro, quem sabe, estarão aqui ocupando nossos lugares. Com certeza já possuem uma base para seguir na vida política”, destacou Waltrich.

O presidente mirim, Mathias Dalmina, em nome de seus colegas, agradeceu a todos pela dedicação, interesse e por toda experiência adquirida.
O prefeito de Tapejara, Vilmar Merotto, frisou que a educação perpassa a sala de aula. “Importante entendermos que, quando estamos nesta Casa, aprendemos cidadania e democracia, e que a ideia da maioria deve ser priorizada”, falou Merotto.

Os coordenadores do projeto, vereador Daniela Kadini e diretora legislativa, Caciane Bortolini parabenizaram os vereadores pelo comportamento e comprometimento nas atividades propostas durante este ano, assim como, da evolução pessoal que o projeto proporcionou a cada um.

Por fim, o legislativo agradeceu a dedicação e empenho dos vereadores mirins 2019: Mathias Dalmina, Nicolas Pretto Johann; Emile Migon, Ana Vitória Bedendo de Oliveira, Guilherme de Oliveira Cruz, Vinicius Parizotto Broch, Igor Mateus Pinheiro da Rosa, João Francisco Oliveira Kurtz, João Victor dos Santos, Rafael Junior Dallagasperina e Náthaly Victória da Rosa Marques.