Confira a Nota de Esclarecimento da Câmara de Vereadores referente a abertura de CPI

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tapejara/RS, vereador Volmir Oreste Danelli, em virtude de notícias que estão sendo veiculadas nas mídias sociais e outros meios de comunicação, vem a público esclarecer o seguinte:

1. Na data de 18 de maio de 2020, os vereadores componentes da bancada de oposição protocolaram junto a mesa da Câmara, o Requerimento nº 001/2020, solicitando abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades que, em tese, teria sido praticado pela atual administração municipal, com base principalmente em supostos áudios encaminhados à terceiros, pelo sr. Adenilso Aimi (ex Secretário da Educação), antes de seu falecimento.

2. Importante destacar que o requerimento não veio acompanhado de nenhum outro documento ou da suposta mídia (áudio) referido, bem como até o presente momento a Presidência da Câmara não recebeu nenhum áudio sobre as supostas declarações contra a administração.

3. Entretanto, a Presidência do Legislativo recebeu o documento protocolado pelos vereadores subscritores e encaminhou à Assessoria Jurídica para Parecer Jurídico, de modo a que a Presidência tome a decisão sobre a abertura ou não da CPI, ainda no decorrer desta semana.

4. Esclarecemos ainda que esta Presidência já encaminhou ofícios à Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Polícia Federal e Ministério Público Federal, solicitando informações sobre eventuais denúncias neste sentido que possam ter sido realizadas, entretanto, até o presente momento não existe qualquer informação sobre investigações em andamento.

5. Por fim, deixar claro à população tapejarense a responsabilidade e o compromisso desta Casa Legislativa com a legalidade, a transparência e a publicidade de seus atos, de maneira que não ocorram interpretações erradas e especulações políticas sobre o assunto, o qual está recebendo a devida atenção pela Presidência da Câmara.